Banca examinadora

A avaliação dos projetos será realizada por comissões compostas por especialistas e representantes de instituições reconhecidas no setor de saneamento básico, meio ambiente, inovação e políticas públicas. Cada categoria terá uma comissão técnica própria, garantindo a análise aprofundada e específica dos temas. Os nomes dos avaliadores serão divulgados após o encerramento das inscrições.

Segurança Hídrica

Carlos Alberto Benfica Alvarez

Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA

Josivan Cardoso

Diretor Geral da Abes

Ana Silva Pereira Santos

Diretora executiva e fundadora do Instituto Reúso de Água (IRdA)

Jefferson Nascimento de Oliveira

Coordenador da Câmara Técnica de de Educação, Informação e Ciência e Tecnologia – CTEC do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e coordenador Geral do PROFÁGUA

Demétrius Gonzalez

Presidente da Abrasan

Ana Silva Pereira Santos

Jefferson Nascimento de Oliveira

Meio Ambiente

Alexandre Godeiro

Assessor Técnico Especializado e Coordenador-Geral Substituto da Coordenação Geral do Marco Legal do saneamento da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades

Lucas Ferreira

Coordenador de Programas (Saneamento)  da ONU-Habitat

Carlos Roberto de Oliveira

Secretário Executivo da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais da ABAR e Diretor da ARES-PCJ

Antonio Eduardo Giansante

Professor do curso de MBA Saneamento Ambiental da FESPSP ABES

Justiça ambiental

Angela Rodrigues

Professora do MBA de Saneamento Ambiental da FESPSP

Paula Pollini

Co-coordenadora da área de Articulação e Incidência do Instituto Água e Saneamento (IAS)

Lucely Gonçalves

Diretora executiva do Instituto de Gestão e Assessoramento em Saneamento, Saúde e Infraestrutura (IGAS)

Renata Rocha

Coordenadora Geral do Ondas

Transição energética

Bruno Herberto

Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco)

Marcelo Trindade Miterhof

Economista da Diretoria de Infraestrutura e Mudança Climática do BNDES

Lucely Gonçalves

Diretora executiva do Instituto de Gestão e Assessoramento em Saneamento, Saúde e Infraestrutura (IGAS)

Renata Rocha

Coordenadora Geral do Ondas

Inovação

Rafael Castilho

Coordenador dos MBAs de Saneamento Ambiental e PPP e Concessões da FESPSP

Antonio Eduardo Giansante

Engenheiro Civil e Físico. Mestre e Doutor em engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento (EESC-USP e EPUSP).

Guilherme Peixoto

Superintendente de Licitações da B3.

Carlos Roberto de Oliveira

Secretário Executivo da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais da ABAR e Diretor da ARES-PCJ

Comunicação e engajamento social

Ana Paula Vieira Rogers

Assessora de Comunicação da Abes-SP

Ana Rizzo

Diretora de Comunicação e Eventos do Infra Women Brazil

Samira de Castro

Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Cintia Torquetto

Gerente de Relações Institucionais e Comunicação do Instituto Trata Brasil 

Mini-currículo

Carlos Alberto Benfica Alvarez, especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA

Carlos Alberto Benfica Alvarez é biólogo com mestrado pela UFRJ. Nasceu no Rio de Janeiro e mora em Brasília desde 2004. Teve passagens pelo ministério de meio ambiente-MMA e é funcionário da Agência Nacional de Águas desde 2010. Na ANA esteve na coordenação de outorga e, desde abril do corrente ano, na coordenação de qualidade de água e enquadramento CQUAL/SHE. Carlos Alvarez também é artista ilustrador, sendo criador da exposição Cerrado Vivo.

Mini-currículo

Josivan Cardoso, Diretor Geral da Abes

Josivan Cardoso é mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui graduação em Tecnologia em Controle Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Atualmente é Gerente de Relações Institucionais da SABESP. Já Foi Superintendente do CREA-RJ e também foi Executivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Foi Diretor Presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) e Diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da mesma Companhia. Já foi Diretor Presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN).

Mini-currículo

Ana Silva Pereira Santos, diretora executiva e fundadora do Instituto Reúso de Água (IRdA)

Ana Silva Pereira é engenheira civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) – UFMG. Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Engenharia Civil – Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Pós-Doutorado na Universidade do Minho/Portugal (2021). Fundadora e diretora-executiva do Instituto Reúso de Água (IRdA). Professora associada do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DESMA/UERJ. Membro permanente dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UERJ, PEAMB (mestrado profissional) e DEAMB (doutorado). Atua em projetos técnico-científicos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, reúso de água e controle de poluição das águas. 

Mini-currículo

Jefferson Nascimento de Oliveira, coordenador da Câmara Técnica de de Educação, Informação e Ciência e Tecnologia – CTEC do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e coordenador Geral do PROFÁGUA

Graduado em engenharia civil pela UFAL – Universidade Federal de Alagoas, mestre e doutor em engenharia hidráulica e saneamento pela Escola de Engenharia da USP de São Carlos, com doutorado sanduíche em Stanford. Livre docente pela UNESP, Campus de Ilha Solteira. Coordenador da Câmara Técnica de de Educação, Informação e Ciência e Tecnologia – CTEC do Conselho Nacional de Recursos Hídricos -CNRH. Coordenador Geral do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua.

Mini-currículo

Demétrius Gonzalez, presidente da Abrasan

Demétrius Jung Gonzalez é doutor em Planejamento Urbano e Regional, mestre em Arquitetura, especialista em Direito Urbano e Ambiental, arquiteto e urbanista. Atualmente, está em estágio Pós-Doutoral em Economia na UFABC, além de exercer a função de diretor geral na Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS), presidente da Associação Brasileira de Saneamento (Abrasan) e consultor na área de Regulação e Infraestrutura.

Mini-currículo

Alexandre Godeiro, assessor Técnico Especializado e Coordenador-Geral Substituto da Coordenação Geral do Marco Legal do saneamento da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades

Graduação em Engenharia Civil (1985) e em Direito (2006), cursados na Universidade Federal do RN – UFRN. Especialização para Engenheiros em Saúde Pública (1993) e Mestrado (2004) em Saúde Pública, ambos cursados na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ/RJ.  Desde 2008 ocupa o cargo de Especialista em Infraestrutura Sênior do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), com foco em Saneamento, Planejamento e Regulação. Recentemente, exerceu e atuou em cargos gerenciais e de assessoria, e de superintendência adjunto em diversos órgãos da administração Pública Federal, podendo ser citados: a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, a FUNASA e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, respectivamente. E, hoje, ocupa o cargo de Assessor Técnico Especializado e Coordenador-Geral Substituto da Coordenação Geral do Marco Legal do saneamento, ambos no Departamento de Cooperação Técnica da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

Mini-currículo

Lucas Ferreira, coordenador de Programas (Saneamento)  da ONU-Habitat

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é pesquisador do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) na Universidade de São Paulo. 

Com mais de 10 anos de experiência em planejamento urbano, política habitacional e saneamento, atuou na gestão pública municipal de São Paulo, Osasco e foi Subsecretário de Planejamento Urbano em Taboão da Serra – SP.  

Atualmente, é Coordenador de Programas (Saneamento), no ONU – Habitat, para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado de São Paulo. 



Mini-currículo

Carlos Roberto de Oliveira, secretário Executivo da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais da ABAR e Diretor da ARES-PCJ

Doutor e Mestre em Direito – USP

Pós-Doutorado em Direito Administrativo – UNESP

Secretário-executivo da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR

Diretor da Agência Reguladora ARES-PCJ (SP)



Mini-currículo

Antonio Eduardo Giansante, professor do curso de MBA Saneamento Ambiental da FESPSP ABES

Engenheiro Civil e Físico. Mestre e Doutor em engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento (EESC-USP e EPUSP). Professor Titular FAU Mackenzie e da FESPSP. Professor convidado Universidade de Metz (França) e Politecnico de Bari (Itália). Autor de cerca de 50 artigos técnicos. Responsável Técnico e Coordenador de estudos e projetos na área de saneamento ambiental e recursos hídricos como planos de bacia, planos municipais de saneamento básico, projetos básicos e executivos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. Atua ainda na estruturação de concessões de saneamento.

Mini-currículo

Angela Rodrigues, professora do MBA de Saneamento Ambiental da FESPSP

Doutora em  Saúde Ambiental – USP. Pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública-USP. Mestre em Engenharia de Produção. Pesquisadora e consultora nas áreas de gestão e saneamento ambiental e gestão de riscos ambientais urbanos.  Atualmente é professora do  MBA em Saneamento Ambiental da FESPSP/LSE.

Mini-currículo

Paula Pollini, co-coordenadora da área de Articulação e Incidência do Instituto Água e Saneamento (IAS)

Arquiteta urbanista graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP, 2003), mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC, 2016) e mestre em Urban Management pela Universidade Tecnológica de Berlim (Alemanha, 2010).

Experiência na gestão de políticas públicas atuando por cinco anos como Assessora do Ministério Público de São Paulo nas áreas de Habitação e Urbanismo e sendo por seis anos chefe de divisão de Divisão de Planejamento Municipal da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Atuação no terceiro setor junto ao Instituto Pólis, nas equipes de Urbanismo e da Escola da Cidadania do Instituto Pólis, colaborando nas pesquisas sobre o Estatuto da Cidade; Planos Diretores Municipais; implementação de instrumentos urbanísticos e temas ligados ao direito à cidade; e atuando na organização e desenvolvimento pedagógico de atividades formativas voltados para movimentos populares, profissionais e estudantes. Participou em 2009 de um projeto de extensão em Bangladesh (parceria da TU Berlin com a GTZ).

Mini-currículo

Lucely Gonçalves, diretora executiva do Instituto de Gestão e Assessoramento em Saneamento, Saúde e Infraestrutura (IGAS)

Lucely Gonçalves é bióloga, farmacêutica e artista plástica, com MBA em Gerenciamento de Projetos e especializações em áreas como saúde pública, políticas de RH para gestão do SUS, resíduos sólidos, vigilância sanitária e epidemiologia. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Executiva no Instituto IGAS. Possui ampla experiência na condução de projetos sociais, educativos e culturais, bem como na avaliação de trabalhos técnicos e organização de eventos. Atuou como docente, técnica em assuntos educacionais e gestora pública em diferentes esferas governamentais, incluindo trabalhos na Secretaria de Vigilância em Saúde e Anvisa/MS. No terceiro setor, contribuiu para a fundação de ONGs e desempenha papel ativo na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), participando da avaliação de trabalhos técnicos para Congressos e recentemente integrou a comissão organizadora do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Brasília em maio de 2025. É sócia fundadora do Instituto de Gestão e Assessoramento em Saneamento, Saúde e Infraestrutura (IGAS). 

Mini-currículo

Renata Rocha, coordenadora Geral do Ondas

Engenheira Civil formada pela UNESP (1997),  Doutora em Urbanismo pela PUC Campinas (2020), Mestre em Saúde Pública pela USP (2004) e Especialista em Engenharia de Custos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC, 2022). É Coordenadora Geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento e Servidora Pública de carreira no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mogi Mirim. Atualmente exerce a função de coordenadora na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Mogi Mirim, atuando em projetos de saneamento rural e drenagem de estradas rurais. Tem experiência nas áreas de Saneamento Básico, Saneamento Rural, Regularização Fundiária e Gestão de Obras Públicas.

Mini-currículo

Bruno Herberto, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco)

Bruno Herbert Lima é Presidente da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia) desde 2021, liderando o fortalecimento do setor de eficiência energética no país e o diálogo institucional com o Ministério de Minas e Energia, ANEEL e outras entidades públicas e privadas.

É Presidente do Grupo IKI, conglomerado empresarial com atuação nas áreas de energia, tecnologia, comunicação e sustentabilidade, composto pelas empresas Publikimagem, Logiki, RevertBrasil, Olimpiki e Globalsun.

Mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui ampla experiência em gestão estratégica, inovação e transição energética. Atua também como Vice-presidente da ABEOC Brasil e é sócio da Publikimagem (fundada em 2003) e da BVR Negócios e Consultoria (fundada em 1999).

Bruno Herbert tem se destacado pela liderança de projetos nacionais em eficiência energética, geração distribuída, mobilidade elétrica e na estruturação e operação de redes de atendimento das concessionárias de energia e saneamento em diversos estados brasileiros.

Mini-currículo

Rafael Castilho, coordenador dos MBAs de Saneamento Ambiental e PPP e Concessões da FESPSP

Sociólogo, com especialização em Gestão Pública Internacional pela FESPSP, com módulo executivo internacional na London School of Economics and Political Science – LSE Enterprise e em Relações Internacionais, também pela FESPSP. É Coordenador de Projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP e Coordenador Administrativo do MBA Saneamento Ambiental, do MBA PPP e Concessões, e do MBA Internacional ESG.

Mini-currículo

Antonio Eduardo Giansante, engenheiro Civil e Físico. Mestre e Doutor em engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento (EESC-USP e EPUSP).

Engenheiro Civil e Físico. Mestre e Doutor em engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento (EESC-USP e EPUSP). Professor Titular FAU Mackenzie e da FESPSP. Professor convidado Universidade de Metz (França) e Politecnico de Bari (Itália). Autor de cerca de 50 artigos técnicos. Responsável Técnico e Coordenador de estudos e projetos na área de saneamento ambiental e recursos hídricos como planos de bacia, planos municipais de saneamento básico, projetos básicos e executivos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. Atua ainda na estruturação de concessões de saneamento.

Mini-currículo

Guilherme Peixoto, superintendente de Licitações da B3

Guilherme Peixoto é advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Possui um LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e um MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em parceria com a London School of Economics -LSE (Reino Unido). Na B3 desde 2011, começou sua carreira na Diretoria Jurídica, atuando na Superintendência de Assuntos Tributários e Contratos. Desde 2017, é responsável pela área que assessora entes do setor público em leilões de infraestrutura, incluindo concessões, PPPs e privatizações. Neste período, já conduziu e assessorou mais de 300 leilões em diversos setores, viabilizando aproximadamente 750 bilhões de reais em investimentos em infraestrutura no Brasil. É Conselheiro dos Núcleos de Diversidade da B3, tendo liderado o núcleo de diversidade étnico-racial anteriormente. Também possui uma extensão executiva em Diversidade e Inclusão pela Universidade de Cornell (EUA).

Mini-currículo

Ana Paula Rogers, assessora de Comunicação da Abes-SP

Jornalista formada pela Universidade Metodista, tendo cursado pós em Meio Ambiente e Sociedade, pela FESPSP. Com passagens pela empresa Folha da Manhã (SP) (repórter e editora), Fecomércio SP (gerente de Comunicação)​, Caixa Cultural – Caixa Econômica Federal (assessora de imprensa) e Observatório do Terceiro Setor-Rádio Trianon, entre outros. Assessora de comunicação e/ou imprensa do setor de saneamento​ da ABES-SP, editora de sites e revistas.

Mini-currículo

Ana Rizzo, diretora de Comunicação e Eventos do Infra Women Brazil

Ana Rizzo é Relações Públicas com trajetória consolidada no setor de infraestrutura, especialmente no saneamento básico, onde atua com um olhar estratégico e sensível. Especialista em Comunicação e Marketing pela ESPM, com MBA em Administração e Negócios pela FGV, constrói pontes entre empresas e seus públicos com propósito, inteligência e afeto.

Foram 10 anos como Head de Comunicação em operações de saneamento e, há mais de duas décadas, lidera projetos como consultora em comunicação e engajamento, de norte a sul do país, ajudando empresas do setor a se posicionarem com clareza, relevância e impacto positivo.

É professora do MBA de Parcerias Público-Privadas da FESPSP e Diretora de Comunicação e Eventos do Infra Women Brazil, entidade que reúne mais de 2.000 mulheres do setor de infraestrutura no Brasil.

Mini-currículo

Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Samira de Castro é Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), redatora do jornal Diário do Nordeste (Fortaleza/CE), empresa na qual já exerceu os cargos de repórter e subeditora de Economia, além de repórter especial. Figura no ranking dos jornalistas mais premiados do Brasil e do Nordeste (Portal Jornalistas&Cia). É presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), membro do Comitê Executivo do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e diretora de Comunicação do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), entidade da qual foi presidenta por dois mandatos (2013-2016 e 2016-2019). Foi conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Ceará por dois mandatos. Integra o Conselho Consultivo da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça (RIPVG-Brasil).

Mini-currículo

Cintia Torquetto, gerente de Relações Institucionais e Comunicação do Instituto Trata Brasil 

Cintia Torquetto é especialista em comunicação estratégica e relações governamentais, com mais de 20 anos de experiência em setores regulados. Atualmente, lidera a área de advocacy e comunicação no Instituto Trata Brasil, impulsionando a universalização do saneamento. Mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela FGV, é reconhecida por sua atuação na articulação multissetorial e na promoção da diversidade na infraestrutura. Também é presidente voluntária da Infra Women Brazil.